Pelos trilhos da Grande Seul

“Não é à toa que é considerado um dos melhores sistemas de transporte do mundo.”

Táxis, ônibus, trens e, metrô. Tudo está conectado. Basta ter um “T-Money Card” (cartão recarregável para o transporte público) e, até onde eu sei, você está apto para utilizar qualquer ônibus coletivo, metrô e, muitas vezes, táxis por toda a Coreia do Sul. Alguém pode pensar “Ahh… mas a Coreia é muito pequena, assim é fácil”. Mas calma aí, estamos falando de um país com 50 milhões de habitantes. São, pelo menos, uma dezena de milhão de pessoas utilizando esse mesmo sistema de transporte. Não sei você, mas eu acho essa unificação incrível.

O sistema de transporte público como um todo é incrível mesmo, entretanto, eu quero falar é do que mais me chama atenção. Os trilhos da Coreia. Esses só me dão alegria e satisfação na minha vida coreana.

Moro e estudo em Incheon, uma cidade na costa oeste sul coreana. Estou a 38 quilômetros do centro da capital sul coreana, Seul. Não há estação de metrô até a INHA University, meu local de estudo e moradia, porém, basta um ônibus – um pouco irritante porque os motoristas são meio radicais na direção – e em 15 minutos estou na estação Juan. Embarco em um metrô que me leva a Seul em 50 minutos. Não é super rápido, mas a qualidade e o preço do serviço são excelentes. Trens extremamente limpos, ar-condicionado/aquecedor (depende da época do ano) e uma tranquilidade que só tem nos trens da Coreia. O normal são as pessoas não conversarem e, manterem silêncio dentro dos vagões, principalmente durante os horários de pico. O pensamento coletivo é de que a maioria das pessoas precisa descansar antes e/ou após um dia intenso de trabalho. A tecnologia está sempre presente, é comum vermos a maioria das pessoas em um vagão de metrô usando seus respectivos smartphones.

A pontualidade é incrível, atrasos são raros. Um aplicativo para smartphones auxilia ainda mais o usuário nesse quesito. Basta escolher o seu trajeto pelos trilhos da Grande Seul e, ali está. O melhor caminho a ser seguido, onde você deve transferir de linha, qual porta de qual vagão do metrô você deve estar para que sua transferência seja mais eficiente, quanto tempo você gastará neste trajeto, quanto custará para o seu bolso e, por aí vai, tabelas de horários, atualização em tempo real sobre onde está o próximo trem em determinada estação (essa funcionalidade precisa de internet, mas nem é tão útil. O resto é tudo offline e funciona 100% bem). Resumindo, pelos trilhos da Grande Seul a chance de você se perder, se atrasar ou chegar desarrumado para um compromisso é próxima de zero. Esta é a principal razão de eu sempre escolher os trilhos em vez das ruas. Nestas o trânsito te traz muito mais incertezas do que certezas.

E assim eu termino minha jornada de exatos 77 minutos de Incheon a Gangnam (o bairro que inspirou o Gangnam Style). Sim, eu aproveitei a tranquilidade da viagem para escrever este texto. Hora de sair dos trilhos para caminhar até meu compromisso. Até amanhã pessoal! =)

P.S.: Preço de usar metrô na grande Seul:

– Tarifa básica 1050 won, aproximadamente, 3 reais.

A tarifa básica vale para até 10km percorridos. Após essa distância é cobrado 100 won (30 centavos de real) a cada 5km percorridos.

2 comentários em “Pelos trilhos da Grande Seul”

  1. Gui,
    Eu digo que é muito interessante seus textos ,vc gosta de escrever,gosta de viajar,gosta de ir pra qualquer lugar quando tem tempo.Sei que curti muito musicas,viagens,ler,escrever dentre outros.

    Curtir

Deixe um comentário